File proveniente da Wikimedia Commons. Clicca per visitare la pagina originale

File:Pousada de Guimarães - Santa Marinha - Portugal (8024277134).jpg

Da Wikipedia, l'enciclopedia libera.
Vai alla navigazione Vai alla ricerca

File originale(5 757 × 3 839 pixel, dimensione del file: 6,34 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Logo di Commons
Logo di Commons
Questo file e la sua pagina di descrizione (discussione · modifica) si trovano su Wikimedia Commons (?)

Dettagli

Descrizione

A Pousada de Guimarães - Santa Marinha, situa-se na encosta da Penha, sobranceira à cidade de Guimarães, e encontra-se instalada no antigo Mosteiro de Santa Marinha da Costa.

Integra a rede Pousadas de Portugal com a classificação de Pousada Histórica.


História do edifício

Os percursores

Admite-se que o Mosteiro tenha sido erguido sobre um pequeno templo de nave e ábside únicas, dos finais do século IX, por sua vez construído sobre um anterior estabelecimento romano havendo vestígios arqueológicos de ocupações pré-românicas e românicas. Das investigações históricas e arqueológicas efectuadas, supõe-se que este tenha sido o local dos paços condais portucalenses, e que a sua igreja tenha sido a capela palatina.

Mosteiro dos cónegos de Santo Agostinho

Este conjunto terá passado a mosteiro nos finais do século XI, tendo sido entregue no século XII aos cónegos regrantes de Santo Agostinho. Durante os 350 anos em que o mantiveram, ampliaram a igreja e construíram quatro novas alas envolvendo um novo claustro.

Mosteiro da ordem de São Jerónimo

Em 27 de Janeiro de 1528, por execução de uma bula pontifícia do Papa Clemente VII, foi lá instituída a ordem de São Jerónimo, que instalou um colégio que ministrava os estudos preparatórios de humanidades e artes, e os estudos de ensino superior em Teologia. Mais tarde, em 1541, um alvará de D. João III, permitiu a atribuição dos graus de licenciado, bacharel e doutor em artes, equiparados aos da Universidade de Coimbra. . Esta escola superior foi frequentada por filhos de reis, nomeadamente de Dom Manuel I e D. João III, conforme o atesta uma lápide colocada na igreja. É durante este novo período da vida do mosteiro que são executadas importantes obras, desde um novo retábulo-mor da autoria de uma importante figura do renascimento português, Frei Carlos, até à construção de um novo claustro e reformulação da fachada da igreja.

As obras efectuadas nos séculos XVII e XVIII, levaram à reconstrução das alas conventuais, a uma nova capela-mor (1713), a uma actualização estética do interior e à definição da cerca do mosteiro.

Após a extinção das ordens religiosas masculinas os monges são intimados a abandonar o edifício, que passa para a posse do Estado, sendo depois vendido a particulares em hasta pública.

Século XX

Em 1936 o Mosteiro e a sua Igreja foram classificados como Imóvel de Interesse Público(Dec. nº 26 450, DG 69 de 24 Março 1936).

Em 1951 um grandioso incêndio destruiu boa parte do edifício, nomeadamente vários importantes painéis de azulejo que revestiam as paredes de acesso às celas dos frades e também a escadaria de pedra que conduzia à Sala do Capítulo e Varanda de Frei Jerónimo(que conseguiram escapar às chamas). Apesar disso o edifício ficou desde então em estado de total abandono.

Por fim em 1972 é adquirido pelo Estado que inicia as obras de restauro cinco anos depois, com vista à sua transformação em pousada. Esta situação viria a proporcionar, segundo o IPPAR, uma das "mais importantes campanhas arqueológicas, em edifícios medievais, no nosso país".

Preservado foi igualmente o jardim de contornos de buxo e a cerca que se desenvolvem ao longo da encosta do monte da Penha, sobre a cidade de Guimarães. As alamedas que o atravessam são ladeadas por árvores centenárias, proporcionando o acesso a diversificadas espécies vegetais, bem como a um pequeno curso de água que alimenta um tanque circular no cimo do jardim, assim como um antigo moinho recuperado.

De especial significado no ângulo noroeste do claustro do mosteiro, a presença da base de uma torre com uma porta moçárabe da época pré-românica e que era o acesso ao interior do convento.

O projecto de reconstrução do mosteiro e adaptação do espaço a pousada foi da autoria do arquitecto Fernando Távora, que, por tal trabalho, veio a receber o "Prémio Nacional de Arquitectura" do ano de 1987.

A Pousada

A fachada do edifício, com a imponente igreja a norte, ostenta um corpo de dois pisos onde se encontram as instalações da pousada, bem como um novo corpo rebaixado pintado num grená contrastante e onde se situam 27 dos quartos com uma decoração totalmente contrastante, pelo seu despojamento, com o restante edifício.

A entrada da Pousada faz-se pela área que teria sido o refeitório do mosteiro, vendo-se ainda a moldura de granito que sustentava o púlpito de onde eram efectuadas as leituras religiosas durante as refeições. A sala do bar desenvolve-se no que terá sido a cozinha, dando acesso ao restaurante da unidade.

Em vários locais das paredes da pousada é possível ver a descoberto vestígios arqueológicos das ocupações pré-românicas e românicas. Vastas áreas são revestidas a azulejos, nomeadamente os acessos ao Salão Nobre e à Sala do capítulo. Encontra-se igualmente preservada a varanda de São Jerónimo, ao fundo do corredor das celas monacais (agora transformadas em 22 quartos e 2 suites), debruçada sobre o jardim.

O conforto térmico de um edifício desta dimensão durante o Inverno foi conseguido à custa de um aquecimento radiante colocado sob os pisos, que permite obter uma temperatura homogénea a constante ao longo do mosteiro. <a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Pousada_de_Santa_Marinha" rel="nofollow">pt.wikipedia.org/wiki/Pousada_de_Santa_Marinha</a>

<a href="http://loc.alize.us/#/flickr:8024277134" rel="nofollow">See where this picture was taken.</a> <a href="https://www.flickr.com/groups/geotagging/discuss/72157594165549916/">[?]</a>
Data
Fonte Pousada de Guimarães - Santa Marinha - Portugal
Autore Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Luogo dello scatto41° 26′ 36,69″ N, 8° 16′ 37,8″ W Kartographer map based on OpenStreetMap.Posizione di questa e altre immagini su: OpenStreetMapinfo

Licenza

w:it:Creative Commons
attribuzione condividi allo stesso modo
Questo file è disponibile in base alla licenza Creative Commons Attribuzione-Condividi allo stesso modo 2.0 Generico
Tu sei libero:
  • di condividere – di copiare, distribuire e trasmettere quest'opera
  • di modificare – di adattare l'opera
Alle seguenti condizioni:
  • attribuzione – Devi fornire i crediti appropriati, un collegamento alla licenza e indicare se sono state apportate modifiche. Puoi farlo in qualsiasi modo ragionevole, ma non in alcun modo che suggerisca che il licenziante approvi te o il tuo uso.
  • condividi allo stesso modo – Se remixi, trasformi o sviluppi il materiale, devi distribuire i tuoi contributi in base alla stessa licenza o compatibile all'originale.
Questa immagine è stata originariamente caricata su Flickr da Portuguese_eyes all'indirizzo https://flickr.com/photos/21446942@N00/8024277134 (archivio). È stata controllata in data 18 marzo 2019 dal robot FlickreviewR 2 ed è stato confermato il suo rilascio sotto i termini della licenza cc-by-sa-2.0.

18 marzo 2019

Didascalie

Aggiungi una brevissima spiegazione di ciò che questo file rappresenta

Elementi ritratti in questo file

raffigura

41°26'36.694"N, 8°16'37.801"W

0,000125 secondo

17 millimetro

Cronologia del file

Fare clic su un gruppo data/ora per vedere il file come si presentava nel momento indicato.

Data/OraMiniaturaDimensioniUtenteCommento
attuale22:03, 18 mar 2019Miniatura della versione delle 22:03, 18 mar 20195 757 × 3 839 (6,34 MB)TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

La seguente pagina usa questo file:

Utilizzo globale del file

Anche i seguenti wiki usano questo file:

Metadati